A arte de viver para o próximo
- Dra. Mônica de Lima Azevedo
- 29 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
“A Psicologia é uma profissão de ajuda ao próximo”. A definição é da psicóloga Mônica de Lima Azevedo, cooperada da Unicred.

Ela é reconhecida na região por seu trabalho na área e também pelo programa “A Arte de Viver”, exibido aos domingos pela Santa Cecília TV.
Para falar sobre o Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, Mônica lembrou momentos de sua história de vida, que reforçaram ainda mais seu objetivo de seguir na profissão. “Desde pequena sempre quis ajudar os outros. Os amigos diziam que se sentiam melhores ao conversar comigo, que eu os orientava bem, que dava bons conselhos. Também vivi situações familiares que me deram mais segurança em relação à profissão. Tive um irmão que teve meningite e que passou meses em tratamento. Ao ver o sofrimento pelo qual a minha família passou decidi que essa seria minha profissão. Me formei em 1982, na PUC de São Paulo”.
Depois disso, Mônica estudou fora do país. Fez pós-graduação na Suíça e uma especialização em psicodrama na Inglaterra. A idéia do programa na TV surgiu em 1996, após nova tragédia familiar. “Naquele ano, minha irmã foi baleada e ficou tetraplégica. Está até hoje em uma cadeira de rodas. Foi quando resolvi fazer a minha parte para combater a violência, usando um meio de comunicação de massa, como a televisão, para educar a população com um programa que abrange diversos temas.
Foi assim que nasceu o programa “A Arte de Viver”, lembra. Em relação ao mercado de trabalho, a psicóloga afirma que o mercado possui uma seleção natural que premia os bons profissionais, mesmo com a concorrência cada vez mais acirrada.
“Hoje em dia há muitas faculdades de Psicologia. Algumas ensinam melhor que outras. No final, quem acaba se sobressaindo é o bom profissional. O próprio mercado se encarrega da seleção.
Atualmente, há mais opções do que quando me formei. As possibilidades são mais abrangentes, com espaço para o psicólogo em escolas, hospitais, indústrias e organizações”, explica Mônica, com a experiência de quem deu aula por dez anos no curso de Fonoaudiologia da Fundação Lusíada.
Para finalizar, Mônica de Lima Azevedo fez muitos elogios ao trabalho da Unicred. Sou cooperada desde 2005 e acho a Unicred excelente. Muitos colegas sempre me falavam da Unicred e eu acabava deixando para depois. Me arrependo de não ter entrado antes. Na Unicred até estacionar o carro é fácil. Hoje posso dizer que estou plenamente satisfeita com a cooperativa. A prova é que tanto eu quanto minhas filhas temos o Plano Precaver. E em pouco tempo pretendo financiar um novo automóvel pela Unicred”.
Jornal Informativo Unicred News - Agosto de 2007
Comments